Os 128 guardas municipais terminaram o treinamento e foram apresentados oficialmente na manhã de terça-feira (3) perante a sociedade e autoridades de Marabá, entre elas, o prefeito, Maurino Magalhães. A cerimônia teve início às 9 horas na Praça Duque de Caxias. Segundo informações do comandante da Guarda Municipal, coronel PM Gilmar Marques, formaram-se 107 guardas e 21 inspetores. Doze mulheres integram o grupo.
Passada a apresentação, os guardas esperam agora apenas receber posse definitiva por parte do administrador municipal para começarem os trabalhos de rua. Segundo o coronel, isso deverá acontecer em breve, apesar de ainda não haver data definida. “Ainda precisam ser resolvidas algumas questões administrativas”, declarou. Além disso, o comando não possui sede administrativa, mas a garantia é de que isso já esteja sendo providenciado.
Marques declarou também que os veículos que serão utilizados como viaturas já chegaram. A princípio, são três picapes, cinco veículos Fiat Palio e oito motocicletas que estão em fase de regulamentação para poderem ser utilizadas. A Guarda Municipal formará ainda um Grupo de Operações Táticas com 45 guardas que serão empregados em situações de grande complexidade.
Em relação ao uso de arma de fogo, o coronel diz que a expectativa é de que todos os empossados estejam aptos a usá-la. “Queremos que a sociedade fique tranquila, já que temos profissionais bem treinados. Esperamos, inclusive, que as pessoas se engajem nesse projeto porque a segurança é dever do estado, mas também uma atribuição de todos nós”, comentou.
PREPARAÇÃO
A equipe da Guarda Municipal, que foi criada no ano passado, passou os últimos seis meses em treinamento. Na primeira metade do curso, as aulas foram totalmente teóricas, e no restante os guardas receberam treinamento prático. O curso oferecido aos profissionais faz parte de uma matriz curricular nacional montada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e obrigatória a todas as guardas municipais do país.
A guarda é responsável por atuar na proteção dos bens, serviços e patrimônio, e a Senasp vê essa entidade como órgão que consegue maior proximidade com a sociedade e que pode intervir na realidade social, tanto trabalhando na prevenção, por meio de projetos, como também protegendo os cidadãos. (Luciana Marschall)
Nenhum comentário:
Postar um comentário